segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Livros escolares. Portugal de palhaços e de gente boa

Da minha indignação que contei neste dia. E da procura dos mesmos, só tenho a dizer-vos que há pessoas boas, cuidadas e nada egoístas.
Andei À procura nos tais bancos de livros. Não arranjei. Os códigos dos livros não eram iguais. Os livros eram já de anos anteriores, etc.
Até que um menino, filho de uns amigos, soube da minha procura e ofereceu os seus livros à minha. 
O menino anda na mesma escola e passou para o sexto. Pelo que os livros, para além de estarem impecáveis, ao ponto da minha pimpolha quando os viu perguntar "mas estes livros eram de um rapaz"?, são praticamente todos iguais, menos dois cujos códigos diferem um pouco. 
Um, o de Hsitória (sim, que do ano passado para este, a hitória alterou com'ó raio. mas enfim), vou aguardar para ver se a professora o aceita assim mesmo. O outro, o de Inglês, se calhar vou adquirir novo, pois tem muitos exercícios lá feitos.
De resto, os outros servem. Os manuais praticamente não estão escritos e os de actividades, está o de Português, que vou comprar e o de Matemática o miúdo não usava, pelo que tem para aí duas páginas feitas. Toca de apagar e está pronto a ser usado.
Foi uma benção. Uma maravilha esta oferta. Agora, pequena grande pré-adolescente já sabe, toca de tomar muito bem conta destes livros, que para o ano podem servir para outros.
E assim está. E assim foi, a saga dos livros neste nosso Portugal de palhaçada mas com gente boa.

4 comentários:

Suricate disse...

Começo hoje a minha batalha sobre o mesmo assunto. Queres pasmar? Guardei os da mais velha (mais velha só 3 anos)...pois só servem 2...de resto tudo novo!!!! Estou uma fúria só!

jinhoooosssss

S* disse...

Infelizmente o lobby das editoras obriga a porra dos livros a mudar constantemente.

D. disse...

Suricate, boa sorte. Acredita. Fui a um banco de livros onde havia os livros mas com o tal ISBN "da minha vida" diferente. Logo.... teoricamente não servem.
S* uma palhaçada que não sei quem há-de por mão nisto.

Life is Sweet disse...

Posso dizer-te que a minha pré-adolescente tem quase quase 12 anos e foi ela que me "obrigou" a ir ver o "A culpa é das Estrelas". Dá uma perspetiva diferente de viver a vida ao máximo, gostei muito, mas talvez seja para mais adolescentes do que para pré...
Livros: se achas o 5º ano caro, prepara-te para o 7º. Só livros já gastei € 235,00. Valeu-me o desconto de 15% do Jumbo, para pagar um pouco menos, mas mesmo assim um absurdo de dinheiro. Beijo