quarta-feira, 4 de junho de 2014

Ajuda culinária de quem tem piquenada


Vamos ver quem me pode ajudar.
Apesar da minha culinária não ser má de todo, a verdade é que não gosto assim tanto de o fazer por rotina. Pior ainda, faltam-me ideias.
Nas semanas em que tenho as princesas, organizo tudo com alguma antecedência, para que o tempo seja aproveitado para outras coisas.
Faço uma ementa semanal, em que todos já sabemos o que vai sair para o jantar. (nas semanas em que estou sem elas, é a anarquia total).
Mas o problema é que acho já esgotei as minhas ideias para fazer pratos diferentes e não muitooo elaborados.
É aqui que entra a vossa ajuda, principalmente para quem tem minis em casa.
Que pratos hei-de fazer que sejam do agrado da pequenada e que sejam bons.
Please, quem me ajuda?

6 comentários:

Unknown disse...

Eu tenho uma arca frigorífica vertical em que tento ter sempre alguns peixes arranjados e alguma carne. E, normalmente só decido o jantar no próprio dia de manhã. Quando há restos comem-se restos.

D. disse...

Uma arca... era algo que um dia tenho de arranjar. Não tenho e só tenho o congelador do frigorífico, que até é grande. Mas o minha falta de ideias é para o que fazer. Tipos de pratos.

Adelaide disse...

Há um canal no youtube em português e bastante variado chamado "Sabor intenso"... :) é de lá que tiro muitas das minhas ideias, só que por cá não tenho piquenada, mas talvez seja útil.

:)

D. disse...

Obrigada pela dica Joanna e volte sempre. :)

Carla disse...

Este post aborda uma temática que me agrada, por isso vou comentar.
Poderei indicar algumas ideias que já conheces e esquecer-me de milhentas, mas deixo as que me lembro de momento e que as minhas minis comem bem:

Feijoada de salsichas
Bacalhau com natas
salmão em papelotes com puré ou batata cozida e molho de limão, manteiga e ervas (coentros ou salsa)
Raia no forno
Num pirex: puré, filetes de pescada previamente salteados em azeite, cebola e alho, ovo cozido às rodelas, delícias do mar aos bocadinhos, maionese e forno!
Esparguete a bolonhesa
Massa preta (linguine) com gambas

Para além disso, existem montes de ideias com frango, bacalhau, perú, polvo, sei lá...

Y disse...

Esta semana já tive esta conversa umas três vezes, acho que é do tempo :) estamos tão desesperados por comidas de verão que já nada nos apetece. Cá em casa as regras são estranhas de perceber e muito se devem às rotinas também estranhas mas temos dois tipos de semana. 1 - faço comida no Domingo para a semana quase toda e vou apenas completando os pratos com algo feito na hora, 2 - alterno carne com peixe e uso o que tenho no frigo até se me acabarem as opções só depois vou buscar à arca ou ao supermercado. OS pratos mais cozinhados por cá são: Hamburguers (compro carne pico em casa e faço misturas várias) peru, queijo cabra e maçã, vaca, cogumelos e pimenta, frango, alecrim, mel e tomilho estes temperos servem para a mesma carne feita de outras formas (frigideira ou forno). Esparguete com salsichas e mostarda. Frango no tacho com limão e tomilho. Medalhões de pescada com arroz de coentros, filetes com puré de ervilhas, lasanha de soja, de espinafres, de peru. Empadão de atum com imenso sumo limão. batata doce cortada fininha no forno com uns borrifos de azeite por cima, arroz de delicias e perca, no fundo depende muito das coisas que costumas fazer e comprar por forma que elas não estranhem. Se me lembrar de uma dica útil envio.