quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

S.M.S - Short Message Service

Hoje é o dia do sms. Foi no dia de hoje, que em 1992, que foi enviado o primeiro sms através de um computador pessoal para um telemóvel, utilizando a rede GSM da Vodafone, no Reino Unido.

" O conceito foi inventado pelo engenheiro finlandês Matti Makkonenh, em meados da década de 1980. A ideia surgiu na conversa formal com dois colegas, em uma pizzaria em Copenhagen, em 1984. À época, nem guardou os documentos originais e nem se preocupou em patenteá-la. Veio a receber, em 2008, o Prêmio de Inovação pela paternidade do invento, outorgado pela revista The Economist."

Não foi no ano de 1992, pois ainda não tinha telemóvel, mas foi já próximo do final dessa época, algures para 97- 98, que eu recebi o meu primeiro sms. 
Lembro-me perfeitamente. Estava sentada numa mesa no bar da escola onde andava - ISEL - quando algo aparece no ecrã do meu telemóvel AEG, ainda daqueles que se puxava uma antena. Lá abri e li. Não me recordo das palavras, mas lembro-me perfeitamente da minha cara de parva a olhar para o texto, pois o mesmo era assim... muito... bom, carinhoso poderei dizer, para ser para mim. Recordo como se fosse hoje tudo e quem me enviou. Ligo de seguida, sim que essa coisa de escrever no telefone era ainda muito para mim e lá lhe falei do acontecimento, ao que nos fartámos de rir e fiquei a saber que realmente tinha sido engano no destinatário. Duas preocupações surgiram, uma, ficou a promessa mutua de que não falaria de tal acontecimento e outra, apagar aquela coisa do telefone antes que alguém visse, em especial o meu marido - ex agora mas que na altura era uma ciumeira com essa pessoa, quanto mais se visse aquela cena muito à frente no pobre do AEG. E assim ficámos... com mais este in between até aos dias de hoje.
Mas sim, recordo-me bem, do primeiro sms que recebi na minha vida! E vocês?

3 comentários:

Coisas que Faço disse...

Já aprendi qualquer coisa hoje, o que é muito bom porque cultura geral nunca é demais! E também já me RI com a tua história do SMS! Eu cá não me lembro do primeiro que recebi nem do primeiro que enviei :(

Bjs!!

D. disse...

Também gosto muito destas curiosidades. Eu lembro-me tão bem! Incrível. :)

Y disse...

Não me recordo mesmo mas deve ter sido dos meus pais porque tenho telemóvel desde o meu 9º ano pois é a profissão do meu pai na altura nem andava com ele na mala era enorme... mas achei muito interessante nem sabia o que significava a sigla sms, obrigada já aprendi qualquer coisa hoje! :)