segunda-feira, 15 de julho de 2013

não perderam o sonho e lutam por ele. bem-hajam

A igreja da terra onde vivo, ainda é, uma igreja pré-fabricada, comprada em segunda mão e implementada provisoriamente, há 40 anos. Mais precisamente 42.
Após anos de várias lutas, sonhos megalómanos, encontros e desencontros e principalmente de falta de dinheiro, mas da coragem de uns quantos, ainda lutadores, conseguiu-se (ou deveria dizer, conseguiram) construir parte de um projecto que irá servir a comunidade. Um centro social, no qual, nesta primeira fase de projecto, terá um salão polivalente, o qual irá servir de igreja "temporária" até a nova igreja se erguer.
E ontem, foi a festa de despedida da igreja velhinha. Uma festa simples, tal como a própria igreja, mas cheia de sentir.
Foi aqui, nesta igreja, que tal como eu, muitos cresceram e viveram. Foi aqui que comecei a namorar, que casei (não fisicamente naquele lugar), que me zanguei, que perdi, que cresci espiritualmente, que ganhei, que trabalhei, que cantei, que aprendi, que chorei, mas principalmente, que fiz os amigos que hoje em dia ainda tenho. E são esses mesmos amigos, os que há cerca de 35 anos atrás conheci e cresci, fisicamente e espiritualmente, com eles, que ainda hoje em dia fazem parte dos meus números favoritos do telemóvel.
Esta pequena capela acolheu tantos sonhos de jovem e viu realizados tantos outros. Esta pequena capela tem, uma carga sentimental grande para cada  um dos que constituem esta igreja. E ontem, na festa de despedida, tal foi sentido.
Foi muito gratificante ter lá ido. Foi muito gratificante, ter lá ficado.
E é aqui, nesta igreja, já não tanto nesta pequena capela, que eu gostava que as minhas pequenas tivessem o mesmo crescimento feliz, que eu (e também o pai) tivemos. É aqui que andam e espero ser por aqui que continuem.
Bem-haja a todos os que não perderam o sonho e que lutaram por ele.

2 comentários:

Tanita disse...

A união faz a força, é bem verdade.

D. disse...

É verdade Tanita. E a persistência e acreditar nos sonhos
beijinho