quinta-feira, 4 de julho de 2013

[coisas que tenho pena]

Nós, por aqui, distinguimos feira de praça. (pelo menos nos meus tempos de colégio, era assim)
Feira é aquela que tem roupas e mais um manancial de coisas para vender. Tudo da moda, dona!
Praça, é aquela onde se vendem os legumes, frutas, queijos, pão, bolos etc.
E hoje, fui à feira e à praça.
Adoro andar na praça. Comprar os legumes e as frutas com um ar fresquinho e cheiroso. Não sei bem se em termos monetários, compensa, mas em termos de alegria na compra, a mim compensa. E lá andei eu, a encher a cesta, que tinha adquirido momentos antes, na feira. 
E é daqui, da feira, que há coisas que tenho pena. Tenho pena de não conseguir ter queda ou tendência ou se calhar, paciência, para lá andar a ver, a remexer, a procurar, a regatear, a comprar. Safo-me muito mal. É quase como quando chega a altura dos saldos. É muito raro safar-me. Não consigo ver nada que goste. Irrita-me ter de remexer um monte de roupa, juntamente com um monte de gente. 
Isto tudo, para não falar da alergia com que saio de lá.
Mas tenho pena, pois é ver as "senhoras-tias-dondocas" a encherem-se, a elas e aos filhos. Ele é roupa, carteiras, colares, brincos, ténis, sei lá. É tudo. 
E depois? Depois vê-mo-las na rua, a passearem-se todas presunçosas, como se tivessem ido à Loja das Meias. 
Mas eu não consigo. E tenho tanta pena. Acreditem. Poupava muitos trocos, por certo.
Mas na praça? na praça passo horas a ver, cheirar e comprar. Gosto muito de lá ir.

Nenhum comentário: