quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Trick-or-Treat

Bom dia

Não sei exactamente porque se celebra este dia, como Halloween! na verdade, nem conheço o fundamento do dia, nem o que celebrar. Isto apesar de saber que os miúdos vão pedir doces ou fazer travessuras, à noite de 31, mas isto em USA (penso eu!). Sei que tudo anda à volta de fantasmas, bruxas, gatos pretos, abóboras etc, mas porquê? não sei! 
Mas ok, as miúdas na escola brincam vestidas de fantasmas e bruxas. Espero que alguém lhes explique o "porquê"!.Nada contra.
Sei que amanhã é dia de Todos os Santos. Dia em que se  celebra todos os santos, aqueles conhecidos e os não conhecidos. E no dia 2, o Dia dos Fiéis Defuntos, onde se ia ao cemitério.
Quando eu era criança ia de porta em porta, logo a seguir à missa e em pequenos grupos de amigos, pedir o Pão-por-Deus. De porta em porta onde pedíamos uma oferenda. Lá vínhamos todos contentes com um saquinho de rebuçados, nozes, figos, biscoitos, castanhas, sei lá! Era giro este convívio. Chegada a hora de almoço, ia para casa onde já sabia que à sobremesa iria ter papas de abóbora.
Mas o porquê da celebração do dia 31 Outubro, não sei mas lá terei de inventar algo para fazer com a Tixa, porque a Concha vai brincar às bruxas" para casa de uma amiga.
Alguma sugestão? Já agora, o que fazem neste dia??




5 comentários:

Ana disse...

Vou tentar resumir (afinal é a minha noite e aprendi umas coisinhas): o Halloween é uma espécie de culto aos mortos para algumas religiões, e culto aos Santos noutras. Daí ser a festa de antecipação ao dia de Todos os Santos e Dia de Finados. Acho que na sua origem os cemitérios eram adornados com imagens do diabo e outros disfarces que representavam a morte, daí a tradição das pessoas se mascararem de personagens um pouco macabras. Depois a coisa foi evoluindo e acabou por tornar-se numa festa um tanto ou quanto comercial.

É mais ou menos isso:)

O que vou fazer? Festejar o meu aniversário a partir da meia-noite, e vestida de bruxa, claro!

D. disse...

Ah! Boa. Obrigada Ana. Percebi e faz-me agora algum sentido, sim senhora.
Desejo-te então uma bela noite de bruxas como festejo do teu aniversário.

Tanita disse...

Obrigada Ana pela explicação!
Ainda bem que me lembraste do pão por Deus, para ir comprar umas coisitas para ter em casa.
Beijinhos e bom feriado!

D. disse...

Isso, temos de ter uns docinhos ou miminhos para as crianças.
Bom feriado Tanita
Beijinhos

O Recriador disse...

Neste dia? Não abro a porta a ninguém :)